quarta-feira, 27 de novembro de 2013

SP Escola de Teatro-Inscrições abertas para 11 novos cursos gratuitos de Extensão Cultural



SP Escola de Teatro
Inscrições abertas para 11 novos cursos gratuitos de Extensão Cultural 

Onze cursos estão com inscrições abertas no Portal da SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco, instituição da Secretaria de Estado da Cultura. Promovidos pelo Departamento de Extensão Cultural da Escola, todos são gratuitos e acontecerão na sede Roosevelt da Instituição, a partir de janeiro de 2014.

As inscrições vão até o dia 11 de dezembro e devem ser feitas online, no portal da Escola. São, ao total, 396 vagas e a divulgação dos aprovados acontece no dia 16 de dezembro. A matrícula deverá ser feita de 17 a 19 de dezembro.

Conheça, abaixo, cada um deles:


A voz na atuação cênica para jovens
Orientado por Eudósia Quinteiro, o curso tem por objetivo habilitar o aluno no entendimento e no aprimoramento dos cuidados específicos com a voz e a fala, desenvolvendo suas possibilidades naturais e pessoais que propiciem melhor performance durante o ato de representar, com vistas a uma comunicação oral efetiva nas Artes Cênicas. As aulas vão de 13 de janeiro a 5 de fevereiro, de segunda a sexta, das 10h às 13h.

Interpretação para o teatro musical
Orientado por  Cadu Witter, tem como objetivo trabalhar canto, fala, dança, movimentação e gesto a partir da interpretação musicalizada. Desenvolver, no ator, a encarnação de conceitos musicais que constituirão um repertório vivo a ser levado à cena. Trazer o aprofundamento das ações cotidianas a partir da musicalidade, que lhes retira o caráter de reprodução. Emancipar o ator para a interpretação. De 13 de janeiro a 5 de fevereiro, com encontros de segunda a sexta, das 10h às 13h.

Iniciação à linguagem do palhaço
Orientado por Suzana Aragão, o objetivo do curso é oferecer aos jovens interessados na linguagem do palhaço um início de estudo teórico e prático através de exercícios teatrais, materiais de vídeo e leitura de texto sobre a linguagem. Noutras palavras, formar plateias e apreciadores jovens e um primeiro contato com a linguagem. As aulas vão de 13 de janeiro a 5 de fevereiro, de segunda a sexta, das 10h às 13h.

Iniciação à mágica
Orientado por Ricardo Malerbi, O objetivo do curso é iniciar adolescentes no universo da arte mágica de maneira profissionalizante; criar uma "geração" de novos mágicos engajados com excelência estética; questionar antigos paradigmas da arte mágica (arte performática mais antiga do planeta); gerar autonomia de estudo aos alunos e lhes proporcionar conexões com profissionais da mágica; montagem de um ato de 8 minutos particular de cada aluno. As aulas vão de 20 de janeiro a 12 de fevereiro, de segunda a sexta, das 10h às 13h.

Teatro de animação: da concepção a encenação
Orientado por Lilian Guerra, tem como objetivo levar aos interessados as informações e pesquisas sobre o teatro de sombras e observações teórico práticas deste gênero no cenário cultural mais recente. Propiciar aos participantes após as informações apresentadas exercícios práticos de criação, produção e manipulação no Teatro de Sombras. Desenvolver com os participantes estudos em iluminação, figuras opacas e translúcidas, telas e locais de projeção. As aulas vão de 13 de janeiro a 5 de fevereiro, de segunda a sexta, das 14h às 17h.

Dança sem limites
Orientado por Fernanda Amaral, o curso tem por objetivo Re-conectar; através da dança, o indivíduo com o seu próprio corpo. Ampliar a escuta, do corpo com suas necessidades e vontades de expressão, respondendo a diferentes estímulos e a percepção aos outros e à atmosfera criada pelo grupo. Desenvolver pesquisas de movimento para a dança através do processo de improvisação para a criação de coreografias que partam do movimento e habilidades de cada participante. Promover a dança de cada indivíduo com sua presença e diferenças corporais com pessoas com e sem deficiência. As aulas vão de 13 de janeiro a 5 de fevereiro, de segunda a sexta, das 14h às 17h.

Interpretação infantojuvenil para musicais
Orientado por Moisés Miastkwosky, a proposta deste curso é incentivar a criança e o pré-adolescente de 10 a 15 anos a tomar contato com a linguagem teatral para espetáculos musicais, visando instrumentalizar os novos artistas através de exercícios práticos baseados em Emilia Ferreiro, Joana Lopes, Viola Spolin, Frenet e outros, além de estimular o contato do participante para conhecimento do universo musical, através de vídeos e palestras. As aulas vão de 15 de janeiro a 7 de fevereiro, de segunda a sexta-feira, das 14h às 17h.

Introdução a musicais: preparação de vozes para coro
Orientado por Fernando Grecco, o curso tem como objetivo mais amplo despertar e desenvolver o gosto pela música através de uma atividade prática, contribuindo, em última instância, para uma formação global dos indivíduos, e, como objetivo específico, desenvolver e aperfeiçoar em cada um de seus integrantes a percepção auditiva geral, sua imaginação, a coordenação motora, a expressividade e a percepção espacial, criando as condições para um desempenho de qualidade do repertório musical proposto para o espetáculo final. As aulas vão de 13 de janeiro a 05 de fevereiro, de segunda a sexta, das 14h às 17h.

Paixões humanas, uma breve história do teatro ocidental

Orientado por Hugo Coelho, o objetivo do curso é traçar uma breve história do teatro ocidental a partir da vivência e análise de grandes textos e personagens da dramaturgia ocidental como “Electra” de Sófocles, “Othelo” de Shakespeare, Irina Nikoláievna e Trepliov em a “Gaivota” de Tchecov, até “Esperando Godot” de Beckett. As aulas vão de 13 de janeiro a 5 de fevereiro, de segunda a sexta, das 19h às 22h.

Direção de ópera

Orientado por William Pereira, tem como objetivo o estudo e discussão de todas as etapas do espetáculo operístico, desde a escolha do título até a estreia, abordando aspectos práticos, teóricos e históricos, com enfoque em direção. As aulas vão de 13 de janeiro a 5 de fevereiro, de segunda a sexta, das 19h às 22h.

Estudos e criação em performance/live art
Orientado por Elisa Band, o curso é um espaço para a experimentação e pesquisa da performance/live art, que se utiliza de elementos de várias linguagens, como o teatro, a dança, a música e as artes visuais, e borra distinções entre representação e presença, arte e vida. As aulas vão de 13 de janeiro a 05 de fevereiro, de segunda a sexta, das 19h às 22h.


Inscrições: Cursos de Extensão Culturalwww.spescoladeteatro.org.br/extensao-cultural-2014/cursos
Até 11/12
Grátis

Fonte: Assessoria de imprensa da SP Escola de Teatro
Data: 18/11/2013
http://www.cultura.sp.gov.br/portal/site/SEC/menuitem.71b090bd301a70e06d006810ca60c1a0/?vgnextoid=9daf3063b740b110VgnVCM100000ac061c0aRCRD&idNoticia=3b3cac3048842410VgnVCM1000008936c80a____












































Nenhum comentário:

Postar um comentário