sábado, 30 de novembro de 2013

02/12-V Encontro Anual de Capacitação da Rede de Serviços da Zona Sul II de Enfrentamento a Violência Contra a Mulher

Tema: O recorte da violência de gênero contras as mulheres na política sobre drogas: consensos e dissensos.

Data: 02/12/2013
Local: Biblioteca Infanto Juvenil Viriato Correa
R. Sena Madureira, 298 - Vila Mariana, São Paulo - SP, 04021-000
Horário: das 08:00 às 17:00

Programação :

08:00 - Credenciamento com café.

08:30 - Mesa de Abertura: Secretaria Municipal de Política para Mulheres, Coordenadoria de Enfrentamento a Violência contra a Mulher  da  SMPM/SP, Representante da Rede Sul II.

09:00 - I  Mesa de debate: O percurso histórico das drogas e os desafios  para o enfrentamento da violência de gênero contra as mulheres.

Panorama histórico das drogas e das políticas de drogas no Brasil. Cristina Brites- Assistente Social/ Professora, Doutora da UFF- Rio das Ostras.

A interface das drogas com a violência de gênero contra as mulheres.  Rosalina Santa Cruz - Assistente Social, Professora Doutora da PUC/SP, membro da Comissão da Verdade, Memória e Justiça da PUC/SP.

A contextualização da rede de atendimento as/os usuárias/os de drogas e seus rebatimentos na vida das mulheres. Lumena Furtado – Psicóloga, doutoranda da UFRJ  e Secretária de Saúde do Município de Mauá.

11:00 às 12:30 – Debate

12:30 às 13:30 – Intervalo para o almoço.

13:30 - II  Mesa de debate:  Culpabilização, negligencia, e punição: desafios para o enfrentamento à violência de gênero na questão das drogas.

O impacto do uso de drogas na vida familiar das mulheres. Luciana C. Escudero- Psicóloga do Núcleo de Atenção à Família do Projeto Quixote.

Redução de danos e sua interface com gênero. Um caminho possível? – Roberta Marcondes Costa – Antropóloga e redutora de danos do Centro de Convivência É de lei.

A experiência do Cratod na política estadual sobre drogas e seus impasses para as mulheres. Flávio Américo Frasseto - Defensor Público

Mulheres encarceradas: uma expressão da violência de gênero. Márcia Helena Farias – Assistente Social, Professora Doutora da Universidade Nove de Julho e pesquisadora da PUC/SP.

15:30 às 17:00 – Debate.

Nenhum comentário:

Postar um comentário