sexta-feira, 27 de setembro de 2013

Núcleo Técnico Científico de SP do Programa Telessaúde Brasil Redes oferece curso do InCor a distância sobre fundamentos em Eletrocardiografia

O Curso Básico de ECG, destinado à atualização de médicos, foi preparado por especialistas do Instituto do Coração do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP

Estão abertas as inscrições para o Curso Básico de Eletrocardiografia do InCor/HCFMUSP, oferecido com bolsa integral aos médicos dos municípios participantes do Programa Telessaúde Brasil Redes - Núcleo São Paulo. O curso faz parte do "Programa de Valorização do Médico por Educação a Distância". Com oito temas, pode ser feito em serviço, no momento mais apropriado, através do acesso a um Ambiente Interativo de Aprendizagem na Internet.
Elaborado para promover a uniformização dos conhecimentos sobre o exame no Estado de São Paulo, o curso fornece o conteúdo fundamental para o médico fazer uma pré-avaliação clínica do traçado do ECG. "Com os conceitos introdutórios, o médico do Programa de Saúde da Família e das Unidades Básicas de Saúde pode ainda encaminhar o exame ao cardiologista com os dados clínicos mais relevantes, que irão subsidiar o especialista na emissão do laudo final", explica o professor Chao Lung Wen, coordenador do Núcleo SP do Programa Telessaúde Brasil Redes e chefe da Disciplina de Telemedicina da FMUSP.
De acordo com o cardiologista Carlos Alberto Pastore, Professor Doutor da FMUSP, o curso básico pode ser feito até mesmo por profissionais que nunca leram um eletrocardiograma, pois nele é apresentada exatamente a estrutura do ECG e como ele funciona. "O InCor tem grande tradição em eletrocardiografia, pois desde a criação do instituto, há mais de 30 anos, houve uma preocupação com a leitura do exame e com o contato com especialistas de todo o mundo. Hoje, fazemos quase 100 mil eletrocardiografias por ano", ressalta o médico, que também é coordenador científico do curso.
Além da isenção do pagamento, as cidades paulistas que aderiram ou repactuaram com o Programa Telessaúde Brasil Redes receberão outro benefício: os municípios que obtiverem pelo menos 70% de aprovação entre os inscritos no curso serão contemplados com apoio do Serviço de TeleECG do InCor, para interpretação de exame a distância, durante 60 dias.
Os médicos que desejarem aprimorar seus conhecimentos sobre ECG poderão, optativamente, inscrever-se no curso extensivo de ECG do InCor, o XVII Curso Anual de Eletrocardiografia 2013, realizado no período de março a dezembro, com aulas às segundas-feiras no InCor e certificação pela Escola de Educação Permanente do HCFMUSP. Este curso também pode ser feito a distância, com o acompanhamento das aulas ao vivo, pela Internet, e a possibilidade de revisão dos temas gravados posteriormente.

http://www.telessaudesp.org.br/noticias/noticia.aspx?ID=1018093
(http://nuvemdasaude.org.br).

Nenhum comentário:

Postar um comentário