segunda-feira, 7 de outubro de 2013

Morador de rua pode se capacitar

Um projeto da secretaria municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, que oferece cursos de capacitação profissional para moradores de rua, já formou 107 pessoas desde março deste ano, quando foi implantado pela prefeitura.
Feito em parceria com o Senai, o projeto oferece cursos gratuitos de 160 horas nas áreas de auxiliar administrativo, mecânico de motores a diesel, padeiro, pedreiro de alvenaria estrutural, eletricista instalador predial de baixa tensão, encanador instalador predial, entre outros.
"Os alunos recebem vale-transporte, por meio do Bilhete Único carregado com a quantidade de deslocamentos previstos para frequentar um mês de curso e, durante as aulas, uma refeição. Ao final de um mês, o estudante recebe uma bolsa-presença de R$ 2 hora/aula, condicionados à frequência", explicou ao a secretária de Assistência e Desenvolvimento Social, Luciana Temer.
Para quem frequenta o curso integralmente, a bolsa é de R$ 320. Enquanto estão estudando, os moradores de rua vivem nos Centro de Acolhida da prefeitura, que oferecem banho, jantar, pernoite, café da manhã e almoço.
"Atualmente temos três turmas (duas do curso de eletricistas e uma de padeiro) em sala de aula. Totalizando 36 alunos", afirma Luciana Temer. Segundo ela, não há estudo sobre a empregabilidade após o curso.
De acordo com o censo da população em situação de rua feito em 2011 pela prefeitura, 14.478 pessoas vivem nas ruas na cidade, mais da metade (55,3%) concentrada na região central. Depois vem a zona leste, com 22,3%.

Fonte: http://www.destakjornal.com.br/noticias/sao-paulo/morador-de-rua-pode-se-capacitar-210314/

Nenhum comentário:

Postar um comentário