segunda-feira, 30 de setembro de 2019

VAMOS LER, REFLETIR E AGIR - SEJA UM DOADOR

VAMOS LER, REFLETIR E AGIR - SEJA UM DOADOR

Esse é Geovane
Tem 29 anos
É de Vitória da Conquista - BA
Faz hemodiálise a 8 anos
está em São Paulo a 11 meses,com a
esposa Camila, um filho e a mãe.
Paga aluguel
Mora no Ipiranga
Ele faz o tratamento 3 vezes por semana com 4 horas de duração a cada vez que vai.

Veio pra São Paulo por que?
porque em São Paulo a porta é maior
para um transplante.
Como assim, se a fila é nacional e única?
Mas ele e a família acreditam que Deus vai dar esse novo rim, aqui em São Paulo.

 
O conheci no terminal Santo Amaro, muitos que me conhecem sabem como sou curiosa.
eu já sabia que ele fazia hemodiálise ao ver o braço dele,mas sempre quis saber mais sobre esse problema ou doença. Perguntei pra ele se poderia fazer algumas perguntas, e ele topou e em seguida entrei em contato com a esposa Camila que me deu todos os detalhes.
eu pude colocar o dedo nesses caroços que consultando a internet se chamam fístulas. Gente não sei se alguém que lë esse poster já viu isso, vocë sente como um peito cheio de catarro, a sensação é inexplicável.
Geovane tem varias picadas e várias cirurgias pelo braço por onde ele recebe o tratamento. A esposa Camila me explicou com detalhes, como ser um doador de rins, nesse caso. Eu não poderia doar pra ele, por que?
Porque além do meu sangue ser compatível com o dele o órgão também tem que ser, para saber tem que ser feitos exames diversos e pago pela pessoa num valor absurdo, correndo o risco de não ser compatível e perde tudo que aplicou financeiramente.
Geovane com a tireóide teve problemas na paratireóide que limpa a vitamina do corpo, e deixar a vitamina mais ou menos para ele tomar o remédio, que o governo libera para que ele possa suportar a dor. Sem falar que o problema na tireóide deu problemas nos ossos, onde ele sente fraqueza.
É um tratamento dolorido, sofrido deixa a pessoa fraca. RESPONDENDO A PERGUNTA PORQUE EU OU OUTRA PESSOA NÃO PODE DOAR, expliquei, QUEM PODE SER? Uma pessoa que faleceu que é DOADOR ou a família opte pela doação.

AGORA VAMOS AO QUE DIZ A SOCIEDADE BRASILEIRA DE NEFROLOGIA

HEMODIÁLISE - um procedimento que através de uma máquina limpa e filtra, ou seja, faz a parte do trabalho que o rim doente não pode fazer. O procedimento libera o corpo dos resíduos prejudiciais a saúde,como o excesso de sal e líquido.
As sessões são realizadas geralmente em clínicas especializadas ou hospitais.
Funciona assim - a máquina recebe o sangue do paciente por um acesso vascular, que pode ser um cateter(tubo) ou  fístula arteriovenosa, e depois é impulsionada por uma bomba até o filtro de diálise (dialisador) através de uma membrana semipermiável que retira o liquido e as toxinas em excesso, e devolve o sangue limpo para o paciente pelo acesso vascular.
Uma fístula arteriovenosa(FAV), que pode ser feita com as próprias  veias do indivíduo ou com materiais sintéticos. É preparada, por uma pequena cirurgia no braço ou na perna. É realizada na ligação entre uma pequena artéria e uma pequena veia mais grossa e resistente, para que as punções com as agulhas de hemodiálise possam ocorrer sem complicações. A cirurgia é feita por um cirurgião vascular e com anestesia local. O ideal é que a fístula seja feita de preferëncia de 2 a 3 meses antes de começar a fazer a hemodiálise.
Quem necessita fazer a hemodiálise? pacientes com insuficiëncia renal aguda ou crönica graves. A medicação para iniciar o tratamento é passada pelo médico nefrologista que avalia seu organismo.
Começa-se com remédios que quando não são suficientes, a doença progride  e assim é necessário iniciar a hemodiálise.
Uma vez iniciado o tratamento, será necessário fazer hemodiálise para o resto da vida.
Pode-se realizar transplante renal dependendo das condições clínicas. O tratamento com a máquina para fazer a hemodiálise, varia de acordo com o estado clínico do paciente, em geral, é de trës a quatro vezes por semana, e o tempo pode ser de 3 a 5 horas por vezes ida ao hospital.

SEJA UM DOADOR

www.sbn.org.br
Sociedade Brasileira de Nefrologia

2 comentários:

  1. Ama Maria parabéns a história ficou linda , qui todos possamos nos co cientizar a cada dia.👏👏👏👏

    ResponderExcluir
  2. Obrigado por estar ajudando não so a mim,mas a todos pela conscientização acima de tudo,ki DEUS esteja introduzindo o AMOR nus corações di todos i ki vc continue sendo influênciável através de todas as áreas da sua vida !!!🙌🙏👏👏

    ResponderExcluir