Exposição Retrato Popular - do vernáculo ao espetáculo
Período: de 6 de maio a 31 de julho de 2016
Horário: de terça a sábado, das 10h às 21h. Nos domingos e feriados, das 10h às 19h30
Local: Sesc Belenzinho - Rua Padre Adelino, 1000, Belenzinho
Entrada gratuita
"A exposição 'Retrato Popular' foi [originalmente] feita em 2005, quando também aconteceu o encontro de fotografia popular. Era uma época crítica de mudança de suporte, e esses fotógrafos das feiras estavam desaparecendo, era uma profissão em extinção", lembra Rosely Nakagawa, uma das curadoras da mostra.
Segundo ela, com o convite para reapresentar a mostra, a curadoria se preocupou em acrescentar o que aconteceu em decorrência dessa mudança nos últimos 10 anos.
"Hoje todo mundo tem uma câmera fotográfica no seu celular, e ela é um veículo de comunicação tão importante quanto a voz. Não necessariamente se tem mais fotógrafos, mas a imagem fotográfica é muito mais presente. (...) O bloco de fotografia contemporânea traz de alguma maneira essa fotografia vernacular atualizada, digerida por uma sociedade que mudou bastante nos últimos 10 anos, principalmente no Nordeste", afirma Rosely.
"O Sesc tem essa preocupação de, junto com a exposição, fazer atividades paralelas que não necessariamente complementem a exposição, mas que dão continuidade a essa reflexão", diz Rosely Nakagawa. Entre outras atividades que acompanham a mostra estão oficinas de restauração e colorização digital de fotografias antigas, com Matheus Dacosta, ou de retrato de família com light painting, com orientação de Fernanda Pittelkow. A programação completa pode ser vista no site do Sesc.
http://g1.globo.com/sao-paulo/noticia/2016/05/exposicao-retrato-popular-em-sp-resgata-fotos-e-tradicoes-do-nordeste.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário