terça-feira, 18 de novembro de 2014

Flink Sampa 2014-Realizado pela Faculdade Zumbi dos Palmares



Atenção, nos dias 22, 23 e 24 de novembro, esperamos por você aqui no Memorial da América Latina para a Festa da Literatura, Conhecimento e Cultura Negra - Flink Sampa 2014.
Em comemoração ao Dia da Consciência Negra (20/11) o evento tem apoio da SEDPcD-SP e traz atividades que permitem o acesso à informação, ao intercâmbio acadêmico, às mais diversas formas de manifestação cultural, passando pelo teatro, cinema, shows, esportes e pela moda. Fique por dentro: http://tinyurl.com/kmqwu9f

http://www.pessoacomdeficiencia.sp.gov.br/ultimas-noticias/secretaria-participa-da-festa-flink-sampa-2014

quinta-feira, 13 de novembro de 2014

Acompanhamento familiar. Metodologias de trabalho com famílias no Cras e Creas (CAS/PSE)


Acompanhamento familiar. Metodologias de trabalho com famílias no Cras e Creas (CAS/PSE)


Fortalecimento das capacidades dos trabalhadores do Suas, com ênfase na Política Nacional de Educação Permanente, e complementa uma sequência de encontros presenciais que vêm ocorrendo com diferentes públicos da Seds e Drads. A proposta é oferecer uma capacitação inovadora com base na educação permanente e em aprendizagens significativas, tendo como foco a reflexão sobre novos olhares dos técnicos em seus atendimentos às famílias no Cras e Creas.
Videoconferência
Carga Horária: 8h/a

Detalhes

Data:
24 novembro
Hora:
09:00 - 17:00

http://edesp.sp.gov.br/edesp2014/calendario/acompanhamento-familiar-cras-creas/



































« Encontro macrorregional entre Conseas e CMAS em Santos (Conseas)

Conselho Estadual do Idoso (CEI)

17 novembro | 08:00 - 17:00

Palestra (streaming)
Carga Horária: 8h/a

Detalhes

Data:
17 novembro
Hora:
08:00 - 17:00
Categoria de Evento:











http://edesp.sp.gov.br/edesp2014/calendario/conselho-estadual-idoso/


















Envelhecer no século XXI: conquistas, desafios e perspectivas

Faça sua inscrição
http://edesp.sp.gov.br/edesp2014/escola-de-desenvolvimento-social-estado-de-sao-paulo-edesp-esta-com-inscricoes-abertas-para-o-curso-line-envelhecer-seculo-xxi-conquistas-desafios-e-perspectivas/





Dirigido a todos os profissionais da assistência social e aos interlocutores municipais do Programa São Paulo Amigo do Idoso e do Selo Amigo do Idoso, o curso objetiva fornecer subsídios teóricos e metodológicos para os profissionais desenvolverem ações no âmbito local.
As aulas serão ministradas com videoaulas, textos para leitura, fórum de discussão, atividades e avaliação, totalizando doze horas/aula, organizadas em cinco momentos. A Introduçãoapresentará os objetivos e a estrutura do curso. O Módulo 1 discorrerá sobre o  envelhecimento populacional e a construção social da velhice: transição demográfica, projeções populacionais e a transição epidemiológica. O Módulo 2 tratará do surgimento e da efetivação de direitos para os idosos. No Módulo 3 serão apresentados o Programa SP Amigo do Idoso e o Selo Amigo do Idoso. O Módulo 4 encerrará o curso com a sistematização do conteúdo apresentado e a avaliação em Fórum de Tutoria Especializada.
Participe! Vagas limitadas!
Envelhecer no século XXI: conquistas, desafios e perspectivas
Inscrições: 20/10/2014 a 14/11/2014, no Portal Edesp
Período do curso: de 18/11/2014 a 18/12/2014












domingo, 9 de novembro de 2014

...ninguém atira em um pé de maconha." Delegado Orlando Zaccone"





Brasil de todas as drogas

Entre 2006 e 2010, segundo números do Sistema Único de Saúde, 40.692 pessoas morreram no Brasil em consequência do uso de substâncias psicoativas. Destas, 84,9% faleceram por conta do álcool, 11,3% por doenças relacionadas ao fumo e 0,8% por causa da cocaína. Nenhum óbito diretamente relacionado à Cannabis sativa – como, aliás, ocorre com toda a literatura médica mundial.
Por outro lado, a política de repressão às drogas consideradas ilegais – das quais a mais consumida é a maconha, em todas as classes sociais – é direta ou indiretamente responsável pelo encarceramento em massa e pelos altíssimos índices de mortes violentas no Brasil. O país já possui a quarta maior população carcerária do mundo, superior a 563 mil indivíduos, em sua larga maioria homens jovens, pobres, pretos e pardos, presos em quantidade crescente por conta das nossas leis de drogas — como mostra o artigo de Maria Gorete de Jesus. São números decorrentes de uma tragédia à qual nos acostumamos a chamar de “guerra às drogas”, na verdade uma guerra a pessoas, pois, como já disse o cientista político e delegado Orlando Zaccone, ninguém atira em um pé de maconha. População civil e agentes do estado morrem por conta de uma equação na qual a vida humana não é o fator mais relevante. Esta preferência, como tudo o que diz respeito a humanos, tem uma história.
Nesta edição, a historiadora Nashla Dahás reuniu estudiosos sobre o tema, abordando aspectos que vão do quase universal uso de substâncias alteradoras de percepção aos diversos sentidos que atribuímos a elas ao longo do tempo. Como a proibição da maconha, ou “pito de pango”, em 1830, um modo de controlar os escravos e os “vadios” que a usavam, o que fez do Brasil pioneiro mundial nesta opção pela repressão. Dois séculos depois, é mais do que hora de refazer o caminho e começar a nos desarmarmos em relação ao tema – a começar pelo estado de espírito.

http://www.revistadehistoria.com.br/secao/carta-do-editor/brasil-de-todas-as-drogas
















sábado, 8 de novembro de 2014

Exposição Museu Afro Brasil em SP, contará obra acessível pessoas com deficiência visual




Obra terá recurso de audiodescrição disponibilizado pelo aplicativo do Museu.
Publicada em 30 de outubro de 2014 - 09:00

A exposição que inaugurou no último dia 23 em comemoração aos 10 anos do Museu Afro BrasilSite externo., em São Paulo, contará com a obra “Fundação da Pátria Brasileira”, baseada na obra de Eduardo Sá e autoria de Butti, acessível às pessoas com deficiência visual por audiodescrição disponível através da ferramenta de Audio Guia do App Museu Afro Brasil.
Continue lendo: http://www.vidamaislivre.com.br/noticias/noticia.php?id=9707&/exposicao_no_museu_afro_brasil_em_sp_contara_com_obra_acessivel_a_pessoas_com_deficiencia_visual
















sexta-feira, 7 de novembro de 2014

Curso sobre Prevenção à Violência abre inscrições


Estão abertas as inscrições para o curso da ENSP Fortalecimento de Redes de Atenção e Prevenção à Violência no Território, oferecido na modalidade a distância. A formação, desenvolvida pelo Centro Latino-Americano de Estudos de Violência e Saúde Jorge Careli (Claves/ENSP), visa propiciar o desenvolvimento de competências conceituais, comunicativas, interpessoais, técnicas e políticas dos participantes para o enfrentamento da violência. Ao todo são oferecidas 720 vagas, distribuídas entre as cinco regiões do país. O link da inscrição pode ser acessado no edital do curso.
 
A formação é voltada para profissionais de nível superior e médio e tem como objetivo auxiliar os alunos, por meio do desenvolvimento das diversas competências já citadas, na identificação do impacto social e na adesão a uma atitude ou postura acolhedora frente às pessoas que vivenciam situações de violência. Este curso de atualização pretende ainda fomentar o poder de reflexão e atuação por meio de medidas de prevenção à violência e de articulação de redes de proteção. 
 
Ele é oferecido totalmente na modalidade a distância, é composto de cinco Unidades de Aprendizagem, que são subdivididas em módulos e sua carga horária total é de 120 horas, distribuídas em seis meses. As inscrições vão até o dia 9 de janeiro de 2015.
 
O edital ressalta que candidatos egressos dos cursos de Aperfeiçoamento em Impactos da Violência na Saúde e de Especialização em Impactos da Violência na Saúde estão impossibilitados de participar deste processo seletivo por se tratar de conteúdo programático semelhante ao curso ofertado por este edital.
 
Vale lembrar que, além de efetuar o pedido de inscrição pela internet, o candidato também deverá enviar, por meio dos Correios, toda a documentação comprobatória exigida no item edital. Informações adicionais podem ser obtidas pelo e-mailpseletivo@ead.fiocruz.br.

Leia aqui o edital e faça a sua inscrição.

http://www.ensp.fiocruz.br/portal-ensp/informe/site/materia/detalhe/36688













quinta-feira, 6 de novembro de 2014

Idoso de 90 anos é preso por alimentar moradores de rua





Um homem de 90 anos de idade pode ir para a cadeia por até 60 dias, após alimentar pessoas sem-teto, quebrando uma nova lei em Fort Lauderdale, EUA, que proíbe que alguém compartilhe suas refeições com o público.
Arnold Abbott deverá enfrentar uma multa de 1.250 reais e pode ser condenado a passar até dois meses atrás das grades depois que policiais o prenderam no domingo (02), quando ele estava distribuindo refeições para moradores de rua em um parque.
Ele foi preso e acusado juntamente com dois ministros da Igreja Santuário, que prepara centenas de refeições para fora toda semana em sua cozinha.
Continue lendo: http://www.gadoo.com.br/noticias/idoso-de-90-anos-e-preso-por-alimentar-moradores-de-rua/










Congresso pretende mobilizar uma mudança de valores e atitudes frente à ameaça das drogas










POR  
O OBID, site do governo que dá estatísticas sobre as drogas no Brasil, revela: o poder de destruição das drogas é assustador, os números são crescentes e alarmantes – aproximadamente mil brasileiros morrem diariamente em consequência do uso do álcool e outras drogas.
Acompanhe as estatísticas:
No ano passado ocorreram 38 mil homicídios no Brasil, a maioria deles relacionados com o tráfico e uso de drogas.
Mais da metade dos acidentes automobilísticos são causados por indivíduos que estão sob efeito do álcool e outras drogas, causando anualmente a morte de mais de 31 mil pessoas.
O consumo de álcool é responsável por 70% das mortes violentas, 39% das agressões familiares. Está ligado ao abandono de crianças, abusos sexuais, gravidez indesejada, separação de casais, desestruturação familiar, mortes prematuras, etc.
De 1990 até os dias de hoje o uso do crack aumentou 166 vezes. Devido à desestruturação familiar que as drogas causam, mais de 50 mil crianças e adolescentes vivem nas ruas e fatalmente tornam-se também dependentes químicos.
O uso de drogas por mulheres, nos últimos anos aumentou em 30%. Se não houvesse drogas, a violência no Brasil seria em torno de 60% menor.
O consumo de maconha foi o que mais cresceu no Brasil.
O país também se consolidou como centro de distribuição da cocaína colombiana e boliviana para os principais mercados consumidores.
Houve também aumento no consumo de anfetaminas, que chega a cerca de 0,7% dos brasileiros.
Diante destes números impressionantes, podemos observar que em poucos países a situação está tão descontrolada como aqui no Brasil. Situação corroborada por um relatório da ONU (Organização das Nações Unidas) confirmando que o Brasil é o segundo maior mercado de drogas das Américas, atrás apenas dos Estados Unidos.
Para tentar reverter estes números, mais de 30 especialistas, principais nomes relacionados à área de dependência química, farão palestras no maior evento online sobre dependência química do Brasil: o CONDEQ.
Totalmente gratuito e online, o CONDEQ acontecerá de 10 a 16 de novembro de 2014.
Para garantir sua vaga, basta se cadastrar neste site: www.condeq.com.br
Assista ao vídeo oficial do evento:
http://www.paraentender.com.br/condeq/
http://www.condeq.com.br/compartilhar/?SubscriberID=4544959&listid=25581&email=ana_vitrola%40hotmail.com



















Inscrição abertas bolsas pesquisa de Ensino Médio e Ensino Superior




Áreas contempladas são Tecnologia Assistiva, Inclusão Social, Acessibilidade e Disseminação Científica e Tecnológica

O CTI Renato Archer está com inscrições abertas para bolsas de pesquisa para alunos do Ensino Médio, graduados no Ensino Médio e alunos do Ensino Superior. As áreas para a realização de pesquisas são em Tecnologia Assistiva, Inclusão Social, Acessibilidade e Disseminação Científica e Tecnológica. Os interessados em concorrer às bolsas de pesquisa devem fazer a inscrição pelo endereço: Edital ITI

http://www.cti.gov.br/cnrta/cnrta-noticias/855-inscricao-para-bolsas-de-pesquisa-de-ensino-medio-e-ensino-superior-estao-abertas























































segunda-feira, 3 de novembro de 2014

Inscrições concorrer bolsas mestrado e doutorado em Tecnologia Assistiva e Estudos sobre Deficiência, oferecidas pelo CAPES.



Edital Tecnologia Assitiva no Brasil e Estudos sobre Deficiência (PGPTA) N° 59/ 2014
DIRETORIA DE PROGRAMAS E BOLSAS NO PAÍS
Coordenação-Geral de Programas Estratégicos - CGPE
A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES, Fundação Pública,
instituída pela Lei nº. 8.405, de 09 de janeiro de 1992, inscrita no CNPJ sob nº. 00.889.834/0001-08,
com sede no Setor Bancário Norte, Quadra 2, Lote 6, Bloco L, Brasília, DF, CEP 70.040-020, por meio
de sua Diretoria de Programas e Bolsas no País, no uso de suas atribuições regimentais, conforme o
processo de nº. 23038.008998/2011-20, em parceria com o Ministério da Ciência, Tecnologia e
Inovação e a Secretaria de Direitos Humanos, torna pública chamada para apresentação de
propostas de projetos de pesquisa por pesquisadores vinculados a Instituições de Ensino Superior
– IES enquadráveis nos termos deste Edital até 06/11/2014, para implantação de projetos de
pesquisa, desenvolvimento e inovação e cooperação acadêmica com vistas a formação de Recursos
Humanos (RH) na área de Tecnologia Assistiva no Brasil. A seleção será regida pela Portaria nº 59
de 14/5/2013, pelas disposições deste edital e pela legislação aplicável, em especial a lei nº 9784, de
29 de janeiro de 1999.
O envio da(s) proposta(s) deverá ser feito via correio, em formato impresso para o endereço
especificado no item 13 deste Edital. Será considerado como comprovação da data da postagem, o
carimbo dos Correios. Deverá ser enviada, também, uma cópia digital da proposta em formato
PDF ao e-mail: PGPTA@capes.gov.br

http://www.capes.gov.br/images/stories/download/editais/Edital_059_2014_TecnologiaAssistiva_PGPTA.pdf