quarta-feira, 14 de setembro de 2016

SEJA UM DOADOR DE MEDULA OSSEA


Doe medula. Salve vidas
Por meio de uma simples atitude, muitos pacientes podem ficar livres do câncer. Se você quer ser um doador de medula óssea voluntário, é necessário seguir os seguintes passos:
· Ter de 18 a 55 anos e estar em bom estado de saúde
· Procurar o hemocentro mais próximo de você (veja aqui a lista completa com todos os hemocentros: www1.inca.gov.br/conteudo_view.asp?ID=2639)  
· Preencher um formulário com dados pessoais e, neste mesmo dia, ter coletada uma amostra de sangue para testes que determinam as características genéticas necessárias para a compatibilidade entre doador e paciente.
Todos estes dados serão armazenados no REDOME (Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea). Já os dados do paciente que necessita de um transplante estarão no REREME (Registro Nacional de Receptores de Medula Óssea). Por meio de um sistema informatizado, será realizado um cruzamento de dados e, caso encontre doador e paciente compatíveis, ambos serão avisados imediatamente.
Hoje, o Brasil é o terceiro maior banco de doadores do mundo, com cerca de 3,5 milhões de cadastrados. Mas é muito importante que os dados sejam mantidos atualizados, sempre. A atualização pode ser feita em www.redome.inca.gov.br/doador-atualize-seu-cadastro

Transplante de Medula Óssea - TMO
Você certamente já ouviu falar sobre este assunto. Hoje chamado por transplante de células-tronco hematopoéticas, é um procedimento utilizado para substituir a medula óssea do paciente que não está funcionando adequadamente porque foi acometida por doenças.
transplante de medula ósseaPara entender melhor: a medula óssea, conhecida como tutano, é um tecido líquido-gelatinoso localizado dentro dos ossos, responsável por fabricar todos os elementos do nosso sangue.
É ali que nascem as células-tronco hematopoéticas, que ao atingirem a maturidade, passam por processo de diferenciação, tornando-se glóbulos brancos (que combatem infecções), vermelhos (que carregam o oxigênio), e plaquetas (que ajudam na coagulação). Aí, sim, estarão preparadas para serem lançadas na corrente sanguínea.
O problema da maior parte das doenças do sangue é uma falha nesse mecanismo, quando essas células sofrem uma mutação (normalmente sem causa conhecida), perdem suas funções e começam a atrapalhar o sistema. Pois nesse momento, o transplante entra como uma opção para combater esse transtorno e repovoar a medula com células saudáveis.
Este é um dos procedimentos que possibilitam a cura para algumas doenças hematológicas malignas, benignas e também neoplasias não hematológicas e doenças autoimunes.  Para alguns casos, o transplante é indicado logo no início. Em outros, essa opção só será aplicada se os primeiros tratamentos não apresentarem resultado. O especialista é quem saberá quando indicá-lo.
As fontes de células-tronco para o transplante são: medula óssea, sangue periférico e cordão umbilical.
No Brasil, são 70 centros especializados no transplante de medula óssea e 18 para transplantes com doadores não-aparentados:
1 - Hospital de Clínicas da Universidade Federal de Minas Gerais
2 - Real Hospital Português de Beneficência em Pernambuco
3 - Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná
4 - Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (UFRJ)
5 - INCA
6 - Hospital das Clínicas Porto Alegre
7 - Casa de Saúde Santa Marcelina
8 – Boldrini
9 – GRAAC
10 - Escola Paulista de Medicina
11 - Hospital São Paulo
12 - Hospital de Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (USP)
13 - Hospital AC Camargo
14 - Fundação E. J. Zerbini
15 - Hospital de Clínicas da UNICAMP
16 - Hospital Amaral Carvalho
17 - Hospital Israelita Albert Einstein
18 - Hospital Sírio Libanês.
Importante! Se você é um candidato ao transplante, não hesite em tirar todas as suas dúvidas sobre o procedimento com seu médico. 


https://www.blogger.com/blogger.g?blogID=8853050782130712094#editor/target=post;postID=7966891631201176339

http://abrale.org.br/tmo/doe-medula















Nenhum comentário:

Postar um comentário