terça-feira, 3 de novembro de 2015

Video GUERRA AO DRUGO-A HISTÓRIA DA GUERRA ÁS DROGAS Vejam 4 minutos só



O vídeo Guerra ao Drugo apresenta uma visão de como evoluiu a abordagem dos problemas relacionados ao uso de drogas, por meio de uma série de ações adotadas para lidar com o “dragão”, as quais possuem dois momentos bastante diferenciados. No primeiro momento, Drugo se torna o inimigo n.º 1 de todos. No segundo, os reis resolvem "quebrar o tabu", reconhecendo que o principal problema era a violência, e as pessoas perceberam que era mais inteligente cuidar das pessoas que sofriam por causa do Drugo do que matá-las e encarcerá-las, numa guerra sem fim.
Considere a sua cidade, comunidade ou local de trabalho e escolha um deles para discorrer sobre qual das duas abordagens predomina no modo de lidar com o problema do uso de drogas e como você vê os desdobramentos práticos dessa abordagem relatada na vida dos usuários e de seus familiares?




Drugo é um dragão que vive em um reino e vive cercado por pessoas. O relacionamento com ele as faz faltarem ao trabalho, esquecerem da família, se tornarem mais violentas. Até que um dia, o Rei resolve combatê-lo e decide que a melhor forma de afastar as pessoas de Drugo é bani-lo do reino. Como era inimigo do Rei, o governante usou toda força possível em seu combate. O dragão teve de se esconder e essa situação deu origem a grupos armados que passaram a lucrar com as visitas feitas a ele às escondidas, gerando crimes e corrupção. Entretanto, à medida que a violência aumentava, mais forte o dragão ficava. Até que um dia, pensadores se organizaram para discutir qual a melhor forma de estabelecer uma convivência pacífica entre Drugo e o reino, já que viver sem ele por perto era uma utopia.
http://www.globalcommissionondrugs.org/


https://www.youtube.com/watch?v=kfaGh42xZwE


VAMOS REFLETIR?

Ao transportarmos o personagem Drugo para o contexto de prevenção aos problemas relacionados ao uso de drogas, o que essa metáfora representa?

Partindo da afirmação “O rei conclui que o Drugo é o responsável pelo sofrimento de muitas famílias”, de acordo com olhar do rei, quais situações prejudicam o reino, e quais são as principais mudanças propostas pelo monarca?

Na nossa sociedade, como está representada a figura do rei?

Quais as consequências das medidas adotadas pelas autoridades para proibir o contato das pessoas com Drugo, já que ele se tornou o inimigo n.º 1 do reino?

Na nossa sociedade, quem representa os grupos que lucram com a guerra ao Drugo?

De acordo com o vídeo, qual o reflexo das ações dos grupos armados que lucram com Drugo e dos que tentam combatê-lo?

O que acontecia com as pessoas que mantinham contato com Drugo?

As medidas tomadas pelo rei para combater Drugo podem ser comparadas às medidas tomadas historicamente por diversos países no combate às drogas?

Uma nova proposta é lançada por ex-governantes de vários reinos, sinalizando mudanças significativas na forma de ver o Drugo. Quais mudanças foram essas, e quais as suas repercussões?

O personagem Drugo pode ser comparado, na mitologia grega, à Hidra, animal que tinha corpo de dragão e nove cabeças de serpente, as quais podiam se regenerar. A cada cabeça da Hidra que era decapitada, nasciam duas no lugar. Reflita sobre essa metáfora transportando-a para a narrativa apresentada no vídeo.

http://avea.conselheiros7.nute.ufsc.br/conteudo/atividades/politicas-publicas-drogas




Nenhum comentário:

Postar um comentário