sexta-feira, 31 de julho de 2015

III Congresso Municipal sobre Envelhecimento Ativo








foto-premio
Neste ano o III Congresso Municipal sobre Envelhecimento – “São Paulo Cidade Amiga do Idoso” abordará a delicada questão sobre o financiamento a projetos e programas destinados a ações específicas em envelhecimento. Por isso, nossas palestras estarão voltadas para esse foco de atenção e o debate estará posto em nosso município.
A questão não seria completamente abarcada se não contemplássemos um prêmio para pessoas físicas e jurídicas que, corajosa e ousadamente, transformam o sonho de um país para todas as idades em realidade. Todos os que bravamente lutam pela causa do envelhecimento ativo, participativo e livre de barreiras terão um espaço para apresentar suas propostas ou seus programas exitosos. Mais do que isso, o evento também premiará as duas melhores iniciativas com valores em dinheiro como forma de incentivo.
Poderão participar pessoas físicas e jurídicas, governamentais ou não governamentais, que estejam refletindo sobre ações concretas acerca de duas grandes áreas temáticas: (1) atenção ao idoso frágil e/ou socialmente vulnerável, bem como à sua família; (2) envelhecimento empreendedor e criativo. Os trabalhos serão avaliados por comissão avaliadora formada por especialistas que atuam na área. E uma boa notícia: nosso prêmio não será destinado apenas a iniciativas regionais. Podem ser inscritos trabalhos de todo o Brasil! Saiba mais emhttp://envelhecimentoativo.com/concurso-de-posteres/
Os dois primeiros colocados ganharão prêmio em dinheiro e a apresentação oral. O terceiro e quarto colocados serão convidados a apresentar oralmente seus trabalhos na mesma mesa. Todos os trabalhos qualificados ganharão visibilidade em nosso site, pois publicaremos seus resumos.
Envie o seu projeto! Participe e divulgue! Vamos mostrar a força das ações voltadas à população idosa!

Comissão Organizadora

Logo III Congresso
http://envelhecimentoativo.com/2015/07/28/abertas-as-inscricoes-para-concurso-de-projetos-e-programas-na-area-do-envelhecimento/

Premiação de trabalhos

Regulamento

 Princípios e objetivos

Valorizar, qualificar, estimular, disseminar e dar visibilidade a iniciativas inovadoras que contribuam para a melhoria da qualidade de vida das pessoas idosas, assumindo-se como ponto de partida conceitual o documento da Organização Mundial da Saúde intitulado Envelhecimento Ativo: Uma Política de Saúde”.Nesse documento o envelhecimento ativo é definido por
processo de otimização das oportunidades de saúde, participação e segurança, com o objetivo de melhorar a qualidade de vida à medida que as pessoas ficam mais velhas. (…) A palavra “ativo” refere-se à participação contínua nas questões sociais, econômicas, culturais, espirituais e civis, e não somente à capacidade de estar fisicamente ativo ou de fazer parte da força de trabalho. As pessoas mais velhas que se aposentam e aquelas que apresentam alguma doença ou vivem com alguma necessidade especial podem continuar a contribuir ativamente para seus familiares, companheiros, comunidades e países. O objetivo do envelhecimento ativo é aumentar a expectativa de uma vida saudável e a qualidade de vida para todas as pessoas que estão envelhecendo, inclusive as que são frágeis, fisicamente incapacitadas e que requerem cuidados.” (OMS, 2005)
A premiação de projetos e programas-modelo também deverão seguir os princípios norteadores do Estatuto do Idoso, com atenção especial para os seguintes aspectos:
• É obrigação da família, da sociedade e do poder público assegurar ao idoso todos os direitos da cidadania, garantir sua participação na comunidade e defender sua dignidade, seu bem-estar e seu direito à vida;
• É fundamental viabilizar formas de participação, ocupação e convívio do idoso e que proporcionem sua integração às demais gerações;
• As ações direcionadas à população idosa devem considerar as diferenças socioeconômicas, de gênero e regionais, especialmente aquelas existentes entre o meio rural e o urbano no Brasil.

Abrangência de temas

A premiação abrangerá projetos e programas-modelo que se enquadrem nas seguintes áreas:
A) Atenção ao idoso frágil e/ou socialmente vulnerável, bem como à sua família:
projetos voltados à promoção de serviços de qualidade aos idosos que necessitam de cuidados especializados, sempre envolvendo o intermédio das famílias e comunidade. Serão priorizadas iniciativas que proponham a qualificação dos serviços, a proteção dos direitos, a integração social e o fortalecimento da rede se suporte voltada às demandas e necessidade das pessoas idosas.
B) Envelhecimento empreendedor e criativo:
criação de oportunidades de trabalho e renda para pessoas idosas; desenvolvimento de capacidades para sua inclusão produtiva; aproveitamento de potencialidades e habilidades para concretização de iniciativas empreendedoras de pessoas idosas ou para elas; capacitação profissional e/ou desenvolvimento de potencialidades pessoais das pessoas idosas para atuação em áreas tais como educação, arte, cultura, esporte, saúde, desenvolvimento comunitário, dentre outros.

Inscrição de trabalhos

Quem poderá se inscrever e concorrer?

Serão considerados “Participantes”
  • Pessoas Físicas com experiência na área ou
  • Pessoas Jurídicas com ou sem fins lucrativos, de natureza pública ou privada, com experiência e propostas na área, designando o autor ou representante para sua apresentação se premiado. Serão considerados trabalhos desenvolvidos no Território Nacional.
É vedada a participação de Pessoa Jurídica que possua em seu quadro associativo (membros, sócios, associados ou qualquer colaborador) pessoas ou funcionários das instituições apoiadoras do congresso (conheça nossos apoiadores)O mesmo se aplica às Pessoas Físicas que não podem estar contempladas no quadro das Comissões Organizadora e Avaliadora (clique para conhecer).
Cada Participante poderá inscrever quantos projetos e/ou programas desejar, entretanto, apenas será premiado um trabalho por CNPJ ou por pessoa.
O trabalho inscrito poderá ser:
  1. Um projeto ou proposta a ser implantada numa instituição/empresa;
  2. Um programa já em andamento, com resultados mensuráveis.
Os autores deverão situar seus trabalhos nas áreas temáticas A ou B.
Somente serão consideradas válidas submissões via formulário próprio (clique aqui para inscrever seu trabalho). 

Critérios de avaliação dos trabalhos:

As propostas recebidas serão avaliadas e consideradas APTAS seguindo os critérios:

a) Originalidade

b) Detalhamento metodológico

Histórico da instituição/empresa, justificativa, objetivos, público atendido, enquadramento em área temática do concurso, descrição do projeto ou programa, descrição dos resultados esperados ou já obtidos, capacidade de articulação em redes de atenção à pessoa idosa) e coerência textual

c) Qualidade e relevância das estratégias de ação

  • Capacidade de inovação dentro das áreas de prioridade (item 2 1)
  • Grau de participação dos idosos na definição das atividades (se pertinente).
  • Capacidade de aproveitamento das oportunidades e das potencialidades locais para o planejamento das ações.
  • Adequação à legislação vigente no País.

d) Foco em resultados

  • Clareza quanto aos resultados pretendidos.
  • Existência de procedimentos de monitoramento e avaliação de resultados.
  • Indicadores claros e concisos.

e) Potencial de disseminação e replicação

Quanto maior a clareza e o detalhamento das descrições das etapas do projeto ou do relato de caso, maior sua capacidade de reprodução futura por outras entidades/empresas, disseminando, assim, ideias inovadoras voltadas para o envelhecimento ativo.

O prêmio

Todos os trabalhos avaliados como APTOS pela Comissão Avaliadora terão visibilidade neste site, pois será publicado um caderno de resumos.
Os dois melhores trabalhos receberão prêmio em dinheiro no valor de R$1.000,00 cada e os autores serão convocados a compor uma mesa temática de casos e apresentar oralmente o projeto ou programa com antecedência (veja item Datas). O terceiro e o quarto colocados também serão convidados a comporem a mesa e a apresentar seus trabalhos.
Todos receberão contato da comissão com informações acerca da situação de sua submissão.

Datas

Limite para envio dos formulários de inscrição: 15/08/2015.
Divulgação dos resultados: 11/09/2015.

Observações importantes:
  1. Este regulamento poderá sofrer alterações nos quesitos período de inscrições ou normas de apresentação de trabalhos durante a sua publicação. Qualquer alteração será comunicada via site ou e-mail.
  2. O prêmio não inclui despesas de deslocamento e hospedagem dos autores do trabalho.
  3. Saiba como chegar e onde se hospedar clicando aqui.
http://envelhecimentoativo.com/concurso-de-posteres/

















Nenhum comentário:

Postar um comentário